Detox Capilar + Hidronutrição com o que você tem em casa!

Voltei! E quero falar de algo que amo muito e quase não falo por aqui né imagina: Cabelos!


O acúmulo de substâncias  no couro cabeludo e na superfície dos fios causada pela poluição, pelo uso de shampoos, condicionadores, máscaras e finalizadores, acaba por deixar o cabelo opaco e sem vida, e de acordo com o tempo, o acúmulo pode ser tão grande que nenhum tratamento parece causa efeito.
Os mais responsáveis são os silicones, a parafina e o óleo mineral, que estão presente em quase todos os produtos e se acumulam nos fios de maneira que nem o shampoo antirresíduos remove.

E é aí que entra o bicarbonato de sódio, aquele mesmo que a gente usa na cozinha, na limpeza do banheiro, na tentativa de clarear os dentes. Ele entra porque o bicarbonato de sódio é um agente altamente alcalino, com pH entre 9 e 10, que abre muito as cutículas e remove todo o acúmulo de substâncias na superfície dos fios, o que gera uma desintoxicação intensa, sobretudo porque é um produto que vai higienizar o couro cabeludo sem depositar sobre os fios parabenos, dietanolamina, sulfatos, corantes ou perfumes.

Mas atenção!
* Como é altamente alcalino, deve ser usado uma vez por mês somente, e nem tente fazer mais que isso porque os fios ficam extremamente ressecados e cheios de frizz.
* Algumas pessoas têm alergia a essa substância, então é preciso fazer um teste antes, aplicando uma pequena quantidade da mistura (já ensino) no couro cabeludo e deixando agir por 5 minutos pra ver como a sua pele reage.

Bom, se abre tanto assim as escamas do cabelo, o fio vai absorver melhor a hidratação/nutrição que fizermos, certo? Certo.

O pH dos fios não pode ficar alcalino, ele precisa ser neutralizado e quem faz isso é o bom e velho vinagre de maçã, que é ácido e normaliza o pH dos fios, fechando suas escamas. 
Quem vai evitar que os fios fiquem ressecados e cheios de frizz, o que é normal após o uso de um produto de limpeza profunda, é o vinagre, então jamais pule essa etapa, até porque o vinagre é ótimo pra dar brilho aos fios, e isso todo mundo quer.

Você vai precisar:

Detox
- 1 Colher de sopa de bicabornato
- 1 Copo d`água

Hidronutrição
- 1 Colher de sopa de maisena
- 1 Colher de sopa de acúcar
- 1 Colher de café de azeite extra virgem
- 1/2 Copo de água

Neutralização
- 1/4 Copo de vinagre de maçã
- 1 Copo d`água

Como fazer?

Misture o bicarbonato com a água, e derrame no couro cabeludo, massageie com os dedos por 2 minutos, depois derrame o restante no comprimento do cabelo, massageando por 1 minuto. Enxágue.
Misture a água com a maisena, leve ao fogo até formar um mingau. Retire do fogo, deixe esfriar um pouco, adicione o açúcar e o azeite. Espalhe nos fios úmidos evitando a raiz. Aguarde 20 minutos (pode abafar se quiser), enxágue bem e no último enxágue derrame a mistura da água com o vinagre em todo o cabelo. Finalize com o leave in de costume e deixe secar naturalmente.

Esse procedimento é ideal para quem quer aderir a técnica no/low poo.

Espero que tenham gostado bastante, quaisquer dúvida podem deixar nos comentários.
Beijos!






Share:

1 comentários

  1. Essa do bicarbonato de sódio eu não sabia, e é um produto super baratinho, né? Mas a cada 15 dias eu lavo meu cabelo com shampoo anti-resíduos e ele faz esse mesmo papel de limpar bem. Também tomo muito cuidado para não passar mais vezes do que uma vez a cada 15 dias. Meu cabelo pode ficar muito seco, ainda mais porque ele é cacheado e não daria certo. Mas é ótimo pra limpeza, porque uso muito cremes e super resolve! :)
    Mas vou testar o bicarbonato! õ/

    http://www.seismilmilhas.com/2016/10/kipling-correspondente.html

    ResponderExcluir