A História dos Sutiãs

Peça de protesto feminino,seu surgimento vem agarrado a um desejo muito intenso de libertação da mulher.No início do século 20 o estilista francês Paul Poiret,descartou o uso dos espartilhos(que eram dolorosos às mulheres)ao criar os vestidos com cintura alta.A americana Mary Tucek,em 1907,percebeu que tinha a ausência de algo para dar sustentação aos seios e com isso inventou uma peça com bojos separados,alças nos ombros e preso na parte de trás por colchetes.A invenção foi parar na famosa e querida Vogue com o nome de brassiére.Desse tempo aos dias atuais,cada vez mais tecnologias são aplicadas em sua produção e o sutiã continua sendo um ícone de sedução.


Fases

Anos 20/30


O sutiã era confeccionado com dois triângulos de crepe,jérsei ou cambraia,presos em um elástico que passava sobre os ombros e cruzava as costas.A sua função era achatar o busto.Em 1935,surge o primeiro modelo com bojos e pespontos circulares,pois nesse período o desejo das mulheres já era outro.E qual era? Ter seios empinados.

Anos 40/50


Nessa fase o uso do náilon deixou as peças mais leves,mas a febre da época era o sutiã very secret,de 1952.Executado com duas almofadas de ar finas,fazia o efeito de seios globo,tão desejado e sonhado pelas mulheres desse período.O símbolo de beleza era o corpo das famosas Pin Ups (Quer saber sobre a história das Pin ups? Clique no Link abaixo),como a atriz Marilyn Monroe.Outro modelo de sucesso foi o sutiã peito de pombo,que tinha o objetivo de aproximar e levantar os seios.

As Pin Up Girls
www.infinitofeminino.com/2011/10/as-pin-ups.html

Anos 60/70


Surgem no cenário as alças elásticas e reguláveis e as adolescentes passam a ser o alvo das fabricantes,que lançam mão de tipos mais simples e com estampas românticas.As lingeries começam a ser confeccionadas com tecidos transparentes e rendas.Os bojos ganham uma costura no meio para aumentar a sustentação.

Anos 80/90


A chegada e lançamento da Lycra revoluciona a produção das lingeries.Conforto torna-se prioridade.Misturada a tecidos naturais,como o algodão,o fio permitia o ajuste perfeito ao corpo.Os tecidos ficaram mais finos,como uma segunda pele,e os modelos sem costura são a novidade,assim como a lingerie esportiva.Temos a diva Madonna a frente do lançamento da moda outwear.Dessa forma,bodies,corpetes e sutiãs ganham uma nova leitura,virando roupas de sair.

Com usar Corpetes em Looks?
www.infinitofeminino.com/2011/08/corpetes-espartilhos-como-usar.html

Anos 2000


A modelagem ganha um ar mais sofisticado.Surge o push-up,que levanta e une os seios.Os bojos ganham bolhas estrategicamente situadas para aumentar e modelar os seios pequenos e médios.Surgem peças com recortes capazes de diminuir os seios grandes e outras são para o público usuário de próteses de silicone,cada vez mais comum nos dias de hoje.Além disso,temos o uso de alças removíveis que se adaptam a cada tipo de decote.

Podemos encontrar no mercado de moda íntima muitas opções,hoje a cada dia que passa as peças ganham valores tecnológicos,onde nenhuma de nós mulheres ficamos sem opções.Que tal uma dica, de loja virtual de moda íntima? Vocês podem estar visitando o site da Beautiful Woman Lingerie que tem pecinhas de sutiã,conjuntos,corpetes e tudo mais.Além disso no site tem a opção de cadastro,para receber novidades e outros.Confiram!

Site
www.beautiful.com.br/loja/

Pergunta às Leitoras
Gostaram de saber um pouquinho mais da história dos sutiãs? Qual o sutiã dentro das épocas vocês acham mais bacana?
sutiã - sutiã sustentação - história dos sutiãs - história do sutiã - sutiã anos 20 e 30 - sutiã anos 40 - sutiã anos 50 - sutiã anos 60 - sutiã anos 70 - sutiã anos 80 - sutiã anos 90 - moda íntima - onde comprar sutiã pela internet - loja sutiã - loja virtual - sutiã história - blogs que falam sobre moda íntima

You Might Also Like

4 comentários

  1. Adorei o post!!!
    E viva os sutiãs!!!
    Esse lance de queimar por feminismo não é comigo, gosto das coisas no lugar delas kkkk
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu não consigo nem dormir sem sutiã. kkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Fico imaginando o que seria de nós sem os nossos sutiãs! Adorei!!!
    Bjins,

    www.garimpus.com

    ResponderExcluir
  4. O sutiã "achata-seios" da década de 20 não era nada bonito hahaha

    beijinhos

    ResponderExcluir