Lycra, presença garantida na história da moda

Aos 52 anos, mais moderna do que nunca, ela se mistura a qualquer tecido trazendo conforto, liberdade e caimento perfeito.
Fonte: revista ELLE


A gente pode até não saber onde você vai passar suas férias, mas sabemos que, muito provavelmente, estará vestindo alguma peça com Lycra.

“Ainda tem gente que pensa que só lingerie e biquínis têm Lycra, mas ela está em todo o vestuário, da alfaiataria ao calçado”, explica o estilista Jum Nakao. Pois a senhora Lycra já passou dos 50 anos, mas com corpinho de 20! Quando surgiu, em 1958, Lycra era um fio tão espesso que se destinava a confecção de cintas cirúrgicas. Aos poucos foi ficando mais e mais fino, dando cara nova à lingerie e à moda praia. Uma revolução que mudaria definitivamente o comportamento da sociedade.

Calcinhas passaram a se ajustar com perfeição ao corpo, sutiãs ganharam sustentação e sensualidade. Não parou por aí. Na década de 1960, o fio foi um forte aliado ao movimento de libertação feminina por seus principais atributos: liberdade, praticidade e conforto.

Nesta época, o mercado de meias também foi beneficiado com a invenção da meia-calça, que passa a ter Lycra em sua composição. Foi o adeus às incômodas cintas ligas e às desconfortáveis meias de nylon.

Na década de 1970, o jeans misturou-se à Lycra para receber cortes e caimentos perfeitos. Depois dele, os tecidos aderiram ao poder e à versatilidade desse fio, capaz de garantir conforto, atualidade e elasticidade a qualquer peça. A partir daí, uma revolução atrás da outra. Nas palavras de Constanza Pascolato: “A Lycra foi a fibra mais revolucionária de todos os tempos. Gerou uma mudança radical a partir dos anos 1980, pois a vida passou a ser mais ativa, além do aumento da prática esportiva. A fibra reflete o dinamismo da época contemporânea.”

Atualmente, a Lycra continua a se dobrar e desdobrar em inovações – sem ficar amarrotada pelo tempo. Agora, moda e tecnologia andam juntas para garantir conforto e caimento aos tecidos. Além da lingerie, a Lycra está presente em meias, jeans, fitnesswear, biquínis, maiôs e até sapatos.


Gostaram meninas?
Aguardo as opniões.


Fonte: revista ELLE
www.elle.abril.com.br

LUCIANA LANCELLOTTI e JUSSARA ROMÃO, para a Revista ELLE.

You Might Also Like

5 comentários

  1. Que cantinho mais fofo, amei viu , esta de muito bom gosto ,vou seguir seu blog , e vou te adicionar nos meus favoritos , faz uma visitinha no meu blog também e se vc gostar me segue também beijão simara te aguardo lá viu
    O link do blog: http://plantaodabeleza.blogspot.com/
    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ResponderExcluir
  2. pense que lycra, era só a CALÇA lycra :s
    Gostei :D
    Bjoos.
    www.laialisafa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Entao Ka... uma pena... voce vai ficar linda... e tenho o blog do salao www.cabeloearteju.blogspot.com tem cada corte que faz um estragooo

    ResponderExcluir
  4. Oi, lady!
    Que legal seu post...
    Realmente muitas vezes não percebemos que as coisas são feitas de lycra! hehe
    Calça jeans com um pouquinho de lycra é um conforto!!!
    Beijinhos e uma ótima semana!

    ResponderExcluir