A importância da Vitamina D


Em um artigo publicado no The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, investigadores no Centro de Saúde da Universidade McGill, em Montreal e da Universidade do Sul da Califórnia,EUA, relataram que meninas na fase pós-puberdade, que têm baixos índices de vitamina D, ganharam peso e tiveram crescimento atrofiado.

Noventa garotas com idades entre 16 e 22 anos foram avaliadas nos critérios altura, peso, gordura corporal, densidade óssea e nível de vitamina D. Em 59% das garotas, foi detectada insuficiência da vitamina. Estas demonstraram aumento de peso, massa e gordura corporal, além de tendência a ser mais baixa do que meninas com níveis suficientes de vitamina.

Nesta pesquisa observou-se que as mulheres jovens com insuficiência de vitamina D são significativamente mais pesadas, com um maior índice de massa corporal e aumento da gordura abdominal, do que as mulheres jovens com níveis normais da vitamina.

A ligação entre a saúde óssea e a vitamina D é bem conhecida, e estudos recentes sugerem que o aumento de vitamina D pode fornecer proteção contra alguns tipos de câncer, diabetes e esclerose múltipla. A vitamina D é também conhecida por favorecer o bom funcionamento do sistema imunológico.

A exposição à radiação ultravioleta do sol aumenta o risco de desenvolver câncer de pele, mas também aumenta a produção de vitamina D. Sempre que possível, permaneça no sol até às 09h ou após as 16, nestes horários temos maior segurança contra os raios ultra vermelhos.

E não esqueça de usar sempre o protetor solar!

You Might Also Like

3 comentários

  1. Oi !
    Vc pode por o link, do meu blog? eu tbm ponho do seu!
    segue tbm haha =)
    otodoaquidapeh.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. is that all about vitamin D? ah too bad I didn't get what are you talking about -,-"
    but whatever it is, I do believe it is nice :)

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Obrigada pelo elogio e pela visita ao meu blog! :)

    Desculpa a super demora pra responder, voltei agora com o blog, depois de dois meses. Volta lá?

    beijo grande!

    ResponderExcluir