Beliscar ajuda a manter o corpo em forma


Normalmente, quando você vai a consulta com o nutricionista, e ele pergunta se você costuma beliscar entre as refeições, você imediatamente se culpa, não é?

Mas fique calmo, beliscar é bom... Vou explicar porque afirmo isso. O hábito de beliscar, quando bem planejado e consciente, na verdade, pode ajudá-lo a manter a boa forma.

A dieta do beliscar, do fracionamento, substituiu o rigor da dieta das 3 refeições por dia. Isso porque os nutricionistas identificaram que é o método mais eficiente para controlar o peso e diminuir o risco de doenças do coração, além de conter as suas vontades.

Estudos comparativos de grupos de mulheres que consumiam o mesmo número de calorias/dia, as que apresentaram maior perda de peso e menor porcentagem de gordura corporal foram as que dividiam sua alimentação em várias refeições leves e lanches rápidos no decorrer do dia.

Pensando bem, isso faz sentido, pois nosso corpo está mais bem adaptado a processar pequenas doses de energia e combustível ao longo do dia, do que assimilar uma grande quantidade de uma só vez.

Na história da humanidade, nossos antepassados evoluíram comendo pouco e várias vezes/dia, castanhas, frutas, raízes e pequenas caças.

Os banquetes eram raros e provavelmente aconteciam apenas quando um membro da tribo abatia um mamute ou algum outro animal de grande porte.

Desta forma , nosso corpo foi projetado para comer pouco de cada vez, e alimentos ricos em fibras com baixo teor de gorduras e não a comida da nossa sociedade moderna , que é farta e rápida. Portanto lembre-se:

-os lanches não são inúteis : eles devem contribuir para a cota diária de frutas, verduras e legumes.

- os lanches podem e devem ser saborosos e apetitosos.

- Prepare lanches práticos , escolhendo alimentos prontos e fáceis de conservar Ex: iogurte desnatado com linhaça ou semente de girassol, cenouras baby, fatias de maçã com iogurte ou com gelatina.

- Não de chance aos alimentos industrializados, isso porque a maioria dos alimentos prontos é pobre em fibras e muito rico em sódio e conservantes que fazem mal á saúde. Prefira batata assada a frita, laranja ao suco de laranja artificial.

- Coma com mais freqüência. Durante o dia o Ideal é manter um intervalo não mais de 4 horas entre as pequenas refeições, mas lembre-se de iniciar seu dia com o café da manhã.

- Organize-se, abasteça a gaveta da sua escrivaninha, o porta-luvas do seu carro, a sua pasta ou bolsa com frutas secas ou frescas, biscoitos integrais, barra de cereais etc.

- Coma devagar e preste atenção antes de cair na tentação de se atirar nas calorias extras. Escute seu corpo e coma apenas o suficiente para se sentir satisfeito e não estufado!

Share:

0 comentários